27.10.08

Taí...

O problema de relacionamento entre homem e mulher hoje em dia é o medo. Podem negar, xingar, dizer que é o mercado de trabalho ou a liberdade excessiva, mas não é: o problema é o medo que passamos a ter delas e que elas têm de nós.

Antes, ambos éramos mais submissos – mesmo os autoritários maridos e os pais severos. O chefe de família, quando mandava, estava seguindo regras fixas de comando, desempenhando um papel claro; a mulher obedecia e sofria, se dissolvia numa eterna infelicidade. Era um papel também.

Hoje, não há papéis. É o lobo que come a Chapeuzinho Vermelho, ou a Chapeuzinho quem come o lobo? Ninguém sabe.

Temos medo de muito amar e sermos pouco amados. Temos medo de entregar os pontos e de que nos entreguem também.

Antes, tínhamos prazos. Regras. Tempo. Hoje, o amor dura quanto tempo? Para as celebridades, um mês na coluna social. E para os outros? O tempo de um desejo? O tempo do ardor sexual? Mas o sexo, no Brasil principalmente, anda muito fetichizado, exagerado, proclamado em todas as revistas.

Tanta é a demanda sexual que temos medo de perder o amor pela angústia do desempenho sexual. O homem quer ser uma Ferrari; a mulher quer ser um avião de silicone. Aí pinta o pânico de sermos rejeitados. Um com medo do outro.

Isso, claro, além das neuroses tradicionais, clássicas de carência e rejeição. Em suma, está dramático esse tal de relacionamento entre homem e mulher. Mas está mais divertido, mais emocionante.

Está mais emocionante. É melhor que antes, aquele bode preto da clareza e da segurança.

Arnaldo Jabor


"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." I João 4:18


Que seja real.

Um comentário:

Thiago Ribeiro disse...

So pra vc saber que eu leio o q vc coloca aqui... Seus textos me fazem pensar...pensar...pensar..rs bjo